Ir para a informação principal

Resultados da Pesquisa:





Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão

Criar uma Rádio Escolar por Internet (Web Rádio)

Informação atualizada em 18/10/2019

Rádio Escolar

Com poucos recursos se pode construir um projeto que entusiasma e envolve todos, Alunos, Professores, Pais e Comunidade.


Telemóvel e computador portátil, o equipamento necessário

Por vezes os grandes projetos possuem grande simplicidade de funcionamento, recursos e implementação, tornando-se ferramentas poderosas que motivam o sucesso escolar e social de todos os que nele são envolvidos.

O projeto de Rádio Escolar que divulgamos, baseia-se na utilização inicial de um simples computador, telemóvel, software livre (gratuito), serviço de transmissão por Internet, aquisição de música, licenciamento na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e registo na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Toda a configuração da rádio, transmissão e tratamento do som é feito digitalmente no computador da rádio através de programas de fácil compreensão para os alunos. A gravação dos programas é efetuada através dos seus telemóveis

Com o tempo, a rádio pode ser complementada com equipamento técnico na medida das possibilidades e objetivos de cada projeto.

As vantagens de uma Web Rádio Escolar/Comunitária

Uma Web Rádio permite:

  • Conceder às crianças/jovens recursos diversificados, oportunidades para a exercitação da linguagem, técnicas de rádio e utilização das novas tecnologias;
  • Contribuir para a diversificação de interesses e identificação das aptidões vocacionais dos alunos;
  • Ocupar saudavelmente os jovens, combatendo a indisciplina e o insucesso escolar;
  • Divulgar trabalhos e atividades desenvolvidas na Escola e Agrupamento de escolas pelos vários grupos de disciplinas;
  • Divulgar informação local e comunitária;
  • Tornar o espaço escola mais alegre e participativo;
  • Oferecer à comunidade escolar, Pais, Encarregados de Educação e Comunidade Local entretenimento e informação;
  • Envolver os pais, encarregados de educação e a comunidade local com a Escola.

O projeto radioescolar.pt

radioescolar.pt é um projeto construido por três alunas pertencentes a equipas de rádio escolares, com o apoio da Escola+, que tem como objetivo apoiar a criação e ajudar a dinamizar projetos de rádio nas escolas.

No seu site pode encontrar muita informação de apoio, como um passo a passo para a criação de uma rádio por Internet, recursos e partilha de experiências:



Áreas de informação