

Segurança a caminho da escola e de casa
Informação atualizada em 14/10/2019

No ano letivo 2018/2019 um conjunto de associações de pais do Agrupamento de Escolas Fernando Namora da Brandoa, Encosta do Sol, fizeram uma iniciativa de informação e esclarecimento de pais e alunos sobre segurança na escola e a caminho de casa.
A iniciativa concretizou-se com a distribuição de um folheto sobre segurança cujo conteúdo divulgamos para que outras associações de pais possam utilizar em iniciativas semelhantes:
Aos alunos
- No percurso para a escola deves tentar andar acompanhado, se possível em grupo ;
- Deves evitar circular por detrás de grandes veículos estacionados, eles proporcionam esconderijo fácil a quem tem más intenções;
- Em horas menos movimentadas evita fazer o teu percurso pela Av. Padre Sidónio Peixe (do SIMAS), porque para além de ser mais isolada, proporciona uma melhor fuga a quem quer praticar o roubo e/ou situações de violência;
- Sempre que presenciares alguma situação de violência não te deves envolver, procura antes a ajuda de um adulto;
- Evita utilizar/mostrar o telemóvel dentro ou a caminho da escola/casa, assim evitarás o roubo e aumentas a tua segurança pois terás mais atenção ao teu caminho e a atravessar passadeiras.
Aos pais
É muito importante que os pais participem na melhoria da segurança dos alunos.- Fale diariamente com o seu filho/educando sobre o seu dia escolar (acontecimentos/problemas)
- Sensibilize o seu filho/educando a fazer o percurso casa/escola/casa mais seguro;
- Sempre que puder acompanhe o seu filho/educando no percurso escolar. A presença de adultos nos percursos aumenta a segurança de todos;
- Evite que o seu filho/educando possua dinheiro ou objetos de valor considerável, nomeadamente telemóveis, pois serão alvo potencial de roubo;
- Conheça os nomes e os contactos dos colegas e amigos mais próximos;
- Sempre que presenciar uma situação de violência ou abuso, evite o conflito e discussão e exponha a situação à Polícia de Segurança Pública, à Escola e à Associação de Pais. Assim proporciona o correto tratamento da situação e evita situações piores e desagradáveis para si, para o seu filho e restante comunidade escolar.
A complementar a informação, foram disponibilizados os contactos das associações de pais, do agrupamento de escolas e da Polícia de Segurança Pública, sendo uma forma muito positiva de dar a conhecer as associações de pais a toda a comunidade escolar, aos pais e encarregados de educação.
Baixe o folheto "A segurança começa em ti".