Ir para a informação principal

Resultados da Pesquisa:





Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão

O menino que colecionava estrelas apresentado por criancas

Informação atualizada em 13/10/2019

O menino que colecionava estrelas, 12 de abril 12h, Fórum Luís de Camões Brandoa

O Fórum Luís de Camões recebeu, no dia 12 de abril de 2018, a performance de teatro "O Menino Que Colecionava Estrelas", dos alunos da Escola Básica 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen da Brandoa, um espetáculo baseado no livro de Joana Soares e Ana Maymone, com encenação de Ana Kerley e dinamizado pelo grupo de Português em colaboração com a Biblioteca Escolar e Associação de Pais da SMBA.

A performance tem como base o tema da inclusão e leva-nos a conhecer um mundo, onde todos têm um ritmo diferente e os novos amigos se tornam estrelas, únicas e especiais.

Foi interpretada por alunos dos 5º e 6º anos da Escola Sophia de Mello Breyner Andresen da Brandoa, como mímicos, usando pequenos adereços cheios de cores, para viver os personagens do livro “O menino que colecionava estrelas”.

Nesta adaptação livre, foram utilizadas músicas inspiradas no cinema mudo, para contar a história de um menino de nome João que descobre um mundo, onde todos tem um ritmo diferente.

Uma menina que não vê e sente tudo pelo toque das suas mãos, um menino que tem um olhar calmo, uma rapariga que se diverte com o seu brinquedo de rodas. Assim, estes novos amigos tornam-se as suas estrelas, únicas e especiais.

Ele, finalmente, colecionou várias!

Existiram duas sessões, a primeira teve a intervenção de Joana Soares (autora), David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Rita Gíria e Madalena Lampreia da Estrelas e Ouriços, seguidas pela entrega dos diplomas dos alunos vendedores das Olimpíadas da Língua Portuguesa do 5º ano.

A segunda sessão, teve a intervenção de Sofia Fernandes da Missão Arco Íris Feliz - Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia, Teresa Vaz da AAICA - Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes, contando com a presença da Associação Cultural Surdos da Amadora que também participa com uma intervenção, seguidas pela entrega dos diplomas dos alunos vendedores das Olimpíadas da Língua Portuguesa do 6º ano.

No final foi feito um agradecimento público à Ana Kerley da 2D Produções por toda a disponibilidade, profissionalismo e empenho que teve desde o início, que resultou um espetáculo que marcou todos os que o assistiram.

As fotografias estão disponíveis na página de Facebook da Associação de Pais.

A Associação de Pais agradece à Joana Soares e Ana Maymone (autoras do livro "O menino que colecionava estrelas"), à Ana Kerley da 2D Produções Artísticas (adaptação do livro e encenação) e a todos os que intervieram, apoiaram e estiveram presentes na iniciativa:

(por ordem alfabética)

  • Ana Kerley da 2D Produções Artísticas
  • Alexandra - Intérprete de Língua Gestual Portuguesa - Associação Cultural Surdos da Amadora
  • APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperguer (Aos jovens que assistiram, acompanhantes e Direção da Associação)
  • Arlindo Oliveira - Associação Cultural Surdos da Amadora
  • Armando Paulino, Cristina Ferreira e Sandra Paixão do Executivo da Junta de Freguesia de Encosta do Sol
  • Associação de Pais do Agrupamento Bairro Padre Cruz
  • Associações de Pais do Agrupamento de Escolas da Brandoa
  • David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial
  • Drª Carla Tavares, Presidente da Câmara da Amadora
  • Isabel Amor - Associação ABCD (Brandoa)
  • Ricardo Fialho e restante equipa de trabalhadores da Junta de Freguesia de Encosta do Sol
  • Sofia Fernandes da Missão Arco Íris Feliz - Associação de Apoio e Promoção à Inclusão de Crianças com Anafilaxia
  • Pais: Idália Mendes, Elisabete Gaspar, Olga Lamares, Sónia Lamelas, Alcino, Sandra França
  • Prof. Arminda Marques, Prof. Lúcia Teixeira, restantes Professores do Grupo de Português, Biblioteca Escolar e a todos os outros professores que diretamente ou indiretamente contribuíram
  • Prof. Maria João Palhais e Prof. Maria João Mateus e restante Direção e Coordenação da Escola e Agrupamento
  • Teresa Vaz da AAICA - Associação de Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes
  • TV Amadora - Helena Durães e jornalistas

E a todos aqueles de diretamente e indiretamente contribuíram,

O nosso muito obrigado :)

Livro "O Menino que colecionava estrelas"

Um livro muito especial, uma história sobre atravessar pontes na diferença.

Autoras: Ana Maymone, Joana Soares
Editora: A Esfera dos Livros
Preço: 13,20€

"Porque é que sou diferente dos outros meninos, mãe? «Chegaria o dia, sabia-o bem, em que seria confrontada com esta pergunta. Decidi que tinha de me preparar o melhor que podia e antecipar-me a ela tanto quanto conseguisse. E queria fazê-lo de uma forma mágica, leve, harmoniosa», diz Joana Soares, autora do livro O Menino que Colecionava Estrelas, e mãe do Tiago, uma criança com paralisia cerebral."

É um livro muito especial, "uma história sobre atravessar pontes na diferença", um projeto que nasceu no âmbito do Estrelas e Ouriços na Comunidade que "permitiu unir um desejo à sua concretização".

"O menino que colecionava estrelas é um livro que conta a história do João, um menino que, certo dia, subiu a montanha atrás de uma música que parecia de festa. Quando chegou ao topo conheceu vários meninos, todos eles diferentes e todos eles únicos e especiais."

À venda nas livrarias!

Pode adquirir o livro numa livraria ou contactar a Associação de Pais da E.B. 2, 3 Sophia de Mello Breyner Andresen da Brandoa: apee.eb23.smbandresen@sapo.pt

Dinamização, Apoios e Divulgação:

(Por ordem alfabética)

  • Agrupamento de Escolas Fernando Namora
  • 2D Producoes Artisticas - Atriz Ana Kerley
  • Escola+
  • Estrelas e Ouriços - Atividades em Família
  • Junta de Freguesia de Encosta do Sol


Áreas de informação