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Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão Escola+, Lápis azul com apara, simbolizando a simplicidade e inclusão

Educação Especial

Ensino escolar inclusivo

Escolas de Referência para a Intervenção Precoce na Infância

"No âmbito da intervenção precoce na infância são criados agrupamentos de escolas de referência para a colocação de docentes.

Constituem objetivos dos agrupamentos de escolas de referência:

  • Assegurar a articulação com os serviços de saúde e da segurança social;
  • Reforçar as equipas técnicas, que prestam serviços no âmbito da intervenção precoce na infância, financiadas pela segurança social;
  • Assegurar, no âmbito do Ministério da Educação, a prestação de serviços de intervenção precoce na infância."

Fonte: http://www.dge.mec.pt/escolas-de-referencia-para-intervencao-precoce-na-infancia

Baixar o Mapa de referência: Mapa de referência

Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC)

A rede é constituída por Centros de Recursos sediados em Agrupamentos de escolas.

  • Avaliação dos alunos para fins de adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas;
  • Informação/formação dos , profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.

Baixar o Guia de Funcionamento dos CRTIC: Guia de Funcionamento dos CRTIC 2015

Rede de instituições privadas de educação especial

Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

(Rede de instituições privadas de educação especial, reorientada para Centros de Recursos de apoio à inclusão)

Informação disponível em: http://www.dge.mec.pt/servicos-de-educacao-especial-redes

ONG - Associação Portuguesa de Dislexia

Fonte: http://www.dge.mec.pt/escolas-de-referencia-para-intervencao-precoce-na-infancia



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